Acessos

sábado, 8 de dezembro de 2012

Viajante Solitário

Nesta minha curta estadia neste planeta estranho (digo isto porque não sou daqui, estou certo disso) percebi que apenas uma coisa é capaz de unir os seres “humanos”. Por mais que se fale de amor, fraternidade, caridade, solidariedade e mais o cacete. A chave do poder neste planeta primitivo não está nessas coisas, e sim numa só. Esta mesma coisa tem o poder de unir e também separar. É lamentável, mas é fato. A fragilidade das coisas e seres é visível e clara diante dos olhos de quem não se furtam a verdade. Mas a utopia é real dentro de cada ser vivente e pensante desse planeta. É preciso sonhar sim, mas enquanto acordados faz-se necessário observar cautelosamente cada movimento das coisas e seres.
João o menino de calças curtas vindo do interior, humilde não só na forma de se vestir e de falar. Comportamento reto e ilibado.  Enquanto eu o observava em sua singular trajetória neste mundo perverso, pensador que sempre foi “João”, não profetizou, apenas resumiu em poucas palavras a forma de agir, pensar e fazer da maioria dos seres deste planeta. Palavras de João: “É impossível desfrutar de um amor verdadeiro quando se detém uma fortuna, por menor que seja. É impossível se ter amor, amizades, companhias se não possuir recursos para bancá-las ou simplesmente compartilhar”.
João procurou por um amor verdadeiro, amizades sinceras, companhias agradáveis por longo tempo da sua vida. Com sua pequena fortuna procurou sempre criar ambientes agradáveis e acolhedores, capazes de proporcionar aos seres conforto e tranqüilidade para que neles pudesse brotar o que João procurava (amor, amizade, companhia). O amor não brotou, as amizades empobrecidas faliram, as companhias falsas se foram. A pequena fortuna de João, também.
João ficou triste, muito triste... Sem saber para onde ir, João saiu pelas ruas sentou-se sub uma frondosa arvore e adormeceu. Quando acordou, deparou-se com um pacote singelamente embalado para presente e um cartão com uma frase “Este é o livro da vida, encontre-se nele e conhecerás o verdadeiro amor, amizade sincera e companhias eternas”.  João faminto de respostas para suas inúmeras interrogações de forma literal, literal mesmo devorou o livro (não o comeu, devorou no sentido figurado apenas), João leu o livro. No livro encontrou diversas formas de expressão que lhe conduziram ao seguinte pensamento: “Não é a fortuna material que traz a felicidade e sim o desprendimento dela”. Um enorme sorriso prendeu-se em seus lábios, tomado por um enorme sentimento de felicidades João, pôs-se em pé e caminhou, vagou, perambulou, dias e noites a procura... João morreu ontem às 4h45min da madrugada, noite de lua nova, na esquina da Rua Esperança com a Avenida dos sonhadores. Eu não fiz nada enquanto João agonizava...
 
Hannaell Mendes
08/12/2012 – 11h13min

Nenhum comentário:

Postar um comentário